Realidade Virtual vs. Realidade Aumentada

Teoria da Interatividade

Para podermos falar de Interatividade temos primeiro de contextualizar historicamente a interação Homem-Máquina. Esta interação é o resultado de vários desenvolvimentos verificados em diferentes áreas científicas e tecnológicas ao longo dos anos.

  • 1958 - Criação do Head-Mounted Display (Comeau and Bryan)
  • 1962 - Criação do Sensorama (Morton Heilig)
  • 1963 - Criação do Sketchpad (Ivan Sutherland)
  • 1968 - Criação do Head-Mounted three dimensional Display (Ivan Sutherland)
  • 1969 - Criação do Videoplace (Myron Krueger)
  • 1986 - Manipulação virtual 2D (NASA)
  • 1987 - Comercialização (VPL Research)
Interatividade define-se como a capacidade de um sistema de comunicação ou computação de transmitir ou receber informação e a partir dessa informação recebida, transformar, evoluir ou até criar novos ambientes virtuais.
A interatividade apresenta várias características necessárias associadas:
  • Comunicação -  Troca de informação entre o utilizador e máquina
  • Feedback - Resposta do sistema à introdução de dados
  • Controlo - Capacidade que permite ao sistema manipular e atuar no espaço virtual
  • Tempo de resposta - Intervalo de tempo entre o comando do utilizador e a alteração do ambiente;
  • Adaptabilidade - Quando perante vários estímulos, é a capacidade do sistema alterar o ambiente virtual de que dispõe;
  • Co-criatividade - Controlo que o utilizador tem sobre a sequência e ritmo das ações;


Existem também diferentes tipos de interatividade dependente do contexto de utilização, segundo Roderick Sims:

            -Interatividade linear   -Interatividade de suporte   -Interatividade hierárquica
             (Interatividade Reativa)      (Interatividade Reativa)            (Interatividade Reativa)
       - Interatividade sobre objetos   -Interatividade reflexiva   -Interatividade de hiperligação
             (Interatividade Proativa)          (Interatividade Proativa)         (Interatividade Proativa)
                             -Interatividade de atualização   -Interatividade Construtiva
                                   (Interatividade Proativa)       (Interatividade Proativa)

A Realidade Virtual define-se como o uso de diversas tecnologias digitais para criar uma ilusão de uma realidade que não existe de verdade. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, através da estimulação visual e auditiva através de  dispositivos como os "Óculos Rift" ou "HTC Vive".
A Realidade Aumentada é uma tecnologia que cria camadas invisíveis geradas por softwares sobre superfícies ou objetos existentes no mundo real, permitindo torná-la mais significativa e permitindo a interação com a mesma. Esta é desenvolvida através de softwares e utilizada em dispositivos móveis misturando componentes digitais com o mundo real de tal forma que estes se possam complementar.



Hiperligações:
http://www.dubberly.com/wp-content/uploads/2009/01/man_machine_system.png
http://interativ12e.blogspot.pt/
https://pt.slideshare.net/CVLS/introduo-teoria-da-interatividade

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