Realidade Virtual vs. Realidade Aumentada
Teoria da Interatividade
Para podermos falar de Interatividade temos primeiro de contextualizar historicamente a interação Homem-Máquina. Esta interação é o resultado de vários desenvolvimentos verificados em diferentes áreas científicas e tecnológicas ao longo dos anos.
- 1958 - Criação do Head-Mounted Display (Comeau and Bryan)
- 1962 - Criação do Sensorama (Morton Heilig)
- 1963 - Criação do Sketchpad (Ivan Sutherland)
- 1968 - Criação do Head-Mounted three dimensional Display (Ivan Sutherland)
- 1969 - Criação do Videoplace (Myron Krueger)
- 1986 - Manipulação virtual 2D (NASA)
- 1987 - Comercialização (VPL Research)
Interatividade define-se como a capacidade de um sistema de comunicação ou computação de transmitir ou receber informação e a partir dessa informação recebida, transformar, evoluir ou até criar novos ambientes virtuais.
A interatividade apresenta várias características necessárias associadas:
- Comunicação - Troca de informação entre o utilizador e máquina
- Feedback - Resposta do sistema à introdução de dados
- Controlo - Capacidade que permite ao sistema manipular e atuar no espaço virtual
- Tempo de resposta - Intervalo de tempo entre o comando do utilizador e a alteração do ambiente;
- Adaptabilidade - Quando perante vários estímulos, é a capacidade do sistema alterar o ambiente virtual de que dispõe;
- Co-criatividade - Controlo que o utilizador tem sobre a sequência e ritmo das ações;
Existem também diferentes tipos de interatividade dependente do contexto de utilização, segundo Roderick Sims:
-Interatividade linear -Interatividade de suporte -Interatividade hierárquica
(Interatividade Reativa) (Interatividade Reativa) (Interatividade Reativa)
- Interatividade sobre objetos -Interatividade reflexiva -Interatividade de hiperligação
(Interatividade Proativa) (Interatividade Proativa) (Interatividade Proativa)
-Interatividade de atualização -Interatividade Construtiva
(Interatividade Proativa) (Interatividade Proativa)
A Realidade Virtual define-se como o uso de diversas tecnologias digitais para criar uma ilusão de uma realidade que não existe de verdade. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, através da estimulação visual e auditiva através de dispositivos como os "Óculos Rift" ou "HTC Vive".
A Realidade Aumentada é uma tecnologia que cria camadas invisíveis geradas por softwares sobre superfícies ou objetos existentes no mundo real, permitindo torná-la mais significativa e permitindo a interação com a mesma. Esta é desenvolvida através de softwares e utilizada em dispositivos móveis misturando componentes digitais com o mundo real de tal forma que estes se possam complementar.
Hiperligações:
http://www.dubberly.com/wp-content/uploads/2009/01/man_machine_system.png
http://interativ12e.blogspot.pt/
https://pt.slideshare.net/CVLS/introduo-teoria-da-interatividade
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